Translate

terça-feira, 24 de junho de 2014






O texto “ O modelo dos modelos”  de Italo Calvino  e sua relação com o AEE

[...] melhor é que a mente permaneça desembaraçada, mobiliada apenas com a memória de fragmentos de experiências e de princípios subentendidos e não demonstráveis.(Calvino)

    A leitura do texto inicialmente retrata o personagem demonstrando uma relação linear do seu pensamento atrelado a um modelo cartesiano (racionalidade científica)  e em seguida uma nova forma de pensar não- linear , fundamentada na flexibilidade do pensamento , considerando também o sentimento e a intuição.
     Mas o que este novo modelo de pensamento se relaciona com o Atendimento Educacional Especializado ( AEE) ?
     O atendimento à pessoa com deficiência tem encontrado várias barreiras e entre elas está o direito a inclusão efetiva no ambiente escolar.
      Os tipos de deficiências são várias  e desdobradas em níveis de dependência e a escola muitas vezes se encontra despreparada para se adaptar ao aluno com tais especificidades.
   Contudo há possibilidades de mudança neste contexto, uma delas é o Atendimento Educacional Especializado que segundo Mantoan e Santos é:

Organizado para suprir as necessidades de acesso ao conhecimento e à participação dos alunos das escolas comuns, o Atendimento Educacional Especializado constitui oferta obrigatória dos sistemas de ensino, embora participar desse atendimento seja decisão do aluno e/ou de seus pais/responsáveis. ( 2010, p.30)

        O aluno com deficiência encontra neste espaço situações de aprendizagem organizadas de acordo com suas aparentes dificuldades e suas potencialidades. Há uma organização de um plano de atendimento especifico para cada aluno em parceria com o coordenador ,  professores da sala comum e professor do AEE.
      Desta forma, o pensamento com relação a inclusão efetiva no ambiente escolar encontra um grande reforço  , visto que , o profissional que atua no AEE será o elo entre o professor da sala comum e o aluno com deficiência buscando facilitar a interação dos mesmos e com os demais ( família, alunos, equipe pedagógica e funcionários de apoio).
        Portanto a contribuição do profissional do AEE é de suma importância para a mudança da visão de que a deficiência é uma barreira para a aprendizagem e a possibilidade de troca de experiências e lições de vida devem ser uma grande motivação para os envolvidos neste contexto.
         Vale salientar que em um mundo globalizado que as informações chegam em tempo real em todo o planeta a pessoa com deficiência não fica alheia a informação e observa-se movimentos pelas redes sociais de atletas, escritores, entre outros, que apesar das suas limitações estão se destacando em várias áreas e exigem seus direitos e buscam ser ouvidos.

Referências:
BEHRENS, Marilda Aparecida. O paradigma e a prática pedagógica.Petrópolis, RJ: 3. ed. Vozes, 2009. p- 17-58.
MANTOAN, Maria Tereza Eglér. SANTOS, Maria Terezinha Teixeira dos. Atendimento Educacional Especializado : políticas públicas e gestão dos municípios. São Paulo: Moderna, 2010 p.30
        
        

Um comentário:

  1. Olá!! Andréia

    Você fez uma ótima relação do texto com o Atendimento Educacional Especializado apontando que o trabalho do AEE visa superar as barreiras impostas pela deficiência e direciona o nosso trabalho nas potencialidades e habilidades de cada aluno e não criando um modelo único para todos, pois cada pessoa é única e traz consigo toda a sua história.

    Simone

    ResponderExcluir