O
segundo encontro presencial do curso de especialização em atendimento
educacional especializado favoreceu o interesse na pesquisa e leitura sobre a
nota técnica da secretaria de educação
especial.
O decreto
especifica o atendimento a pessoa com deficiência na sala de recurso multifuncional
, os tipos de especificidades atendidas
, como por exemplo: alunos com deficiência que tem impedimentos
a longo prazo, alunos com transtornos globais do desenvolvimento (TGD) e
alunos com altas habilidades/ superdotação.
A
escola também tem suas atribuições com relação a sala multifuncional e dentre
elas pode-se destacar : contemplar no projeto político pedagógico o
atendimento educacional especializado,
registrar o aluno no censo escolar MEC/INEP, efetivar a articulação entre os
professores da sala multifuncional e da sala regular, entre outras.
O
professor da sala multifuncional possui suas atribuições determinadas no
decreto e deverá produzir materiais didáticos pedagógicos acessíveis, orientar
a família do aluno com deficiência , articulação com os professores da sala
regular fornecendo suporte pedagógico e material, elaborar-executar-avaliar o
plano do AEE do aluno.
Portanto
o documento é uma fonte de pesquisa importante para os professores que atuam na
sala de recurso multifuncional e favorece a compreensão sobre os deveres e
direitos do aluno com deficiência.
REFERÊNCIA:
Muito bom o blog!!! Gostei das sugestões e organização visual.
ResponderExcluirParabéns pelo Blog! bem criativo, e com informações importantes sobre a implantação das salas de recursos multifucional.
ResponderExcluirMuito legal seu blog, Andreia! Gostei da apresentação e das informações postadas. Não esqueça de "alimentar" seu blog periodicamente.
ResponderExcluirOlá amiga!
Seu blog, ficou versátil, pois as informações postadas, são interessantes e servem como embasamento teórico.