Translate

sábado, 25 de maio de 2013

Helpdesk - legendado em português

Novas tecnologias na educação


Novas tecnologias na educação
Professora- aluna : Andreia Silva de Lima
Parnamirim27/04/2013
As novas tecnologias estão incorporadas no cotidiano das pessoas através do celular e internet. Na educação sua presença é observada em novos computadores que chegam nas escolas , no caso do Rio Grande do Norte, professores recebendo notebok , tablet aparecem como avanços.
Mas o professor está utilizando esta tecnologia para seu aprofundamento teórico- metodológico?
O professor que está envolvido com a melhoria na educação sempre busca formas de melhorar seu fazer pedagógico e a internet favorece esta formação para um novo olhar pedagógico. Contudo esta busca precisa de uma direção para não nos perdermos no emaranhado de jogos, redes sociais que desviam nosso olhar apenas para o entretenimento.
Uma boa forma de se aperfeiçoar são os cursos on-line que estão se tornando comuns no meio pedagógico mas, devemos destacar algumas facilidades e dificuldades desta forma de estudo: As facilidades estão na comodidade de realizar as atividades em casa, levando em consideração a falta de tempo dos professores que em muitos casos trabalham em duas escolas ou até em três; As dificuldades podem ser com relação ao acesso a internet , a falta de habilidade com a máquina ou comandos do site em que se vai fazer o curso.
Portanto nas novas tecnologias e em especial os cursos on-line podem ser uma forma de aperfeiçoamento para o professor e torná-lo mais dinâmico , organizador do seu tempo de forma a contemplar as atividade diárias e incorporar a disciplina de estudar pela tela de um computador sem perder seu foco.

Decreto sobre a implantação da sala multifuncional









PESQUISA :  NOTA TÉCNICA – SEESP/GAB/Nº 11/2010
            O segundo encontro presencial do curso de especialização em atendimento educacional especializado favoreceu o interesse na pesquisa e leitura sobre a nota técnica  da secretaria de educação especial.
            O decreto especifica o atendimento a pessoa com deficiência na sala de recurso multifuncional , os tipos de especificidades  atendidas , como por exemplo:  alunos  com deficiência que tem  impedimentos  a longo prazo, alunos com transtornos globais do desenvolvimento (TGD) e alunos com altas habilidades/ superdotação.
            A escola também tem suas atribuições com relação a sala multifuncional e dentre elas pode-se destacar : contemplar no projeto político pedagógico o atendimento  educacional especializado, registrar o aluno no censo escolar MEC/INEP, efetivar a articulação entre os professores da sala multifuncional e da sala regular, entre outras.
            O professor da sala multifuncional possui suas atribuições determinadas no decreto e deverá produzir materiais didáticos pedagógicos acessíveis, orientar a família do aluno com deficiência , articulação com os professores da sala regular fornecendo suporte pedagógico e material, elaborar-executar-avaliar o plano do AEE do aluno.
            Portanto o documento é uma fonte de pesquisa importante para os professores que atuam na sala de recurso multifuncional e favorece a compreensão sobre os deveres e direitos do aluno com deficiência.

REFERÊNCIA: